Nem só de Orientação Pedestre vive o POM. Tal como vem sucedendo desde 2010, a mais importante prova do Calendário regular de Orientação em Portugal traz com ela uma etapa de Orientação de Precisão, na qual a inclusão marca pontos e o desporto é mesmo para todos. É sobre o PreO POM 2017 que hoje nos debruçamos, com Filipe Dias, um dos traçadores do percurso, a trazer-nos todas as novidades.

Foi em 2010, no Parque de Campismo da Figueira da Foz, que o Portugal O’ Meeting integrou no seu programa, pela primeira vez, uma etapa de Orientação de Precisão. Desde então, Orientação Pedestre e Orientação de Precisão não mais deixaram de andar de mãos dadas na mais importante prova do Calendário regular de Orientação em Portugal, atraindo sempre um elevado número de participantes para uma forma diferente de sentir e viver o desporto da floresta.

Cabe este ano ao Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos a responsabilidade de organizar o Portugal O’ Meeting, em cujo “caderno de encargos” a etapa de Orientação de Precisão ocupa um lugar muito especial. Com Fernando Costa na Direção do Evento e Joaquim Margarido nas funções de Supervisor Nacional, foi sobre Rui Principe e a Filipe Dias que recaiu a tarefa de traçar o percurso na belíssima Coudelaria de Alter, em Alter do Chão. Antecipando um espaço e um tempo que prometem transportar o prazer da Orientação a uma dimensão diferente, falámos com Filipe Dias sobre o PreO POM 2017 e procurámos detalhar o evento.

“O vencedor terá de ser um atleta completo”

“Penso que é já sobejamente conhecido o rigor organizativo que em Portugal é colocado nas organizações internacionais, sendo o POM um dos expoentes máximos desta qualidade. Ora, quando neste evento se inclui uma prova de Orientação de Precisão, procura manter-se este padrão. Desta forma, podemos referir-nos ao PreO POM 2017 como um evento que, certamente, irá primar pelo empenho organizativo, desde os detalhes técnicos até aos aspectos logísticos”, começou por afirmar Filipe Dias.

A prova irá decorrer na tarde do segundo dia do POM, em 26 de Fevereiro, tendo por palco a Coudelaria de Alter, instituição que tem como missão de fundo a criação e valorização do cavalo Alter Real, uma estirpe do cavalo Puro Sangue Lusitano. Com um olho no espaço natural único e outro nas suas potencialidades para albergar uma etapa de Orientação de Precisão, Filipe Dias destaca “a abundante vegetação, quer rasteira, quer arbustiva, misturada com detalhes rochosos”, cuja conjugação promete proporcionar desafios bastante interessantes aos competidores.

– Pode levantar uma pontinha do véu quanto ao tipo de desafios que é possível esperar?

“Posso afirmar que, com uma riqueza tão grande no terreno, não foi fácil a escolha em cada ponto, já que cada local poderia alojar vários desafios. Desta forma, serão proporcionados aos atletas um conjunto de 23 desafios que exigirão a utilização de todas as técnicas para determinação dos pontos no mapa e no terreno, desde as clássicas, por identificação dos elementos no terreno e das curvas de nível, às convencionais, por estimativas de distâncias, por alinhamentos ou por azimutes, entre outras. Apesar não ser um percurso muito difícil, é um percurso que requer uma multiplicidade de conhecimentos técnicos, pelo que o vencedor terá de ser um atleta completo.”

Quantidade e qualidade

Até ao momento, o número de inscritos na prova ascende a 90, em representação de 18 países. Entre os nomes mais sonantes, destaque para Remo Madella (Itália), Zoltan Mihaczi (Hungria), Pete Huzan (Grã-Bretanha), Gintaras Mikolavicius (Lituânia), Koji Chino (Japão), Santiago Martin (Espanha), Bartlomiej Mazan (Pólonia) e os portugueses Luis Gonçalves e Cláudio Tereso, na Classe Aberta. Quanto à Classe Paralímpica, os espanhóis Miguel Angel Garcia e Carlos Riu terão nos portugueses Ricardo Pinto, Júlio Guerra e Cláudio Poiares os grandes adversários. Com o número de inscritos em 2016 (94) praticamente ultrapassado, Filipe Dias não esconde a sua satisfação pela quantidade mas, sobretudo, pela qualidade dos participantes: “Muitos dos inscritos são atletas de renome a nível nacional e internacional, o que nos deixa bastante contentes pela confiança demonstrada na organização, mas também implica uma responsabilidade acrescida”, diz.

As inscrições estarão abertas até ao dia 14 de Fevereiro (até ao dia 10 de Fevereiro sem agravamento), pelo que será expectável que os números finais se possam aproximar dos 120 inscritos em 2015, prova que foi organizada pelo Clube de Orientação de Estarreja e que decorreu em Vagos. Daí que as ultimas palavras de Filipe Dias tenham como destino os indecisos: “À semelhança dos restantes eventos organizados pelo Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos, acredito que esta será uma prova que se enquadra num elevado nível de qualidade. O local onde se desenrolará a prova, a Coudelaria de Alter, apresenta características de excelência, quer naturais, quer técnicas para um evento desta envergadura, pelo que, aos indecisos, lanço o repto a que se inscrevam pois as vossas expectativas não serão defraudadas. Uma agradável tarde de Orientação de Precisão é aquilo que podemos prometer.”

Para saber tudo sobre o PreO POM 2017, consulte o Boletim #2 ou vá a http://pom.pt/.

Joaquim Margarido