Escalões
Competição Pedestre
Os escalões disponíveis serão os mesmos nas provas de Floresta e nas provas de Sprint. Na tabela seguinte, pode consultar os escalões disponíveis, as distâncias previstas para as provas de distância Média e Longa, bem como a escala do mapa.
A competição de Floresta será decidida na última etapa, com partida em chasing start (perseguição) para todos os escalões, exceto T10, M/W12 e escalões Open.
Competição de TrailO
Na prova de PreO Sprint, estarão disponíveis os escalões Open e Physically Challenged.
Chasing Start para todos os escalões de Competição
No último dia, e com base nos resultados das três provas de floresta dos dias anteriores, todos os escalões de competição realizarão a sua partida em modo “Chasing Start”.
O primeiro atleta a partir será aquele que tiver o menor somatório de tempos das três etapas anteriores. Os atletas seguintes partirão de acordo com a sua diferença temporal em relação ao primeiro atleta.
Todos os atletas que estejam a mais de 60 minutos do primeiro, bem como aqueles que tenham falhado uma das etapas ou que tenham sido desqualificados, vão partir após os 60 minutos, de forma intervalada. Dependendo da quantidade de atletas a partir de forma intervalada após os 60 minutos, os atletas vão sair separados por 15 ou 30 segundos.
No seguinte exemplo, temos o resultado global no final das três etapas de floresta.
1º Thierry Gueorgiou -> 3:05:00
2º Daniel Hubmann -> 3:07:00
3º Olav Lundanes -> 3:07:23
4º Jani Lakanen -> 3:08:19
60º -> João Oliveira -> 3:59:40
69º Tiago Aires -> 4:10:00
70º Diogo Miguel -> 4:12:02
71º Daniel Silva -> 4:15:59
DSQ. Paulo Franco (fez MP numa das etapas)
DSQ. Manuel Cardoso (só correu uma etapa)
Em seguida, temos as horas de partida para os atletas no Chasing Start (com partida intervalada de 15 segundos após os 60 minutos).
11:00:00 -> Thierry Gueorgiou
11:02:00 -> Daniel Hubmann
11:02:23 -> Olav Lundanes
11:03:19 -> Jani Lakanen
11:59:40 -> João Oliveira
12:00:15 -> Tiago Aires
12:00:30 -> Diogo Miguel
12:00:45 -> Daniel Silva
12:01:00 -> Paulo Franco
12:01:15 -> Manuel Cardoso
Escalões de Formação (T10, W12 e M12)
São escalões não competitivos. Estes participantes têm hora de partida livre, dentro de uma janela horária divulgada pela organização.
Escalões Abertos (Branco, Verde, Amarelo, Vermelho)
São escalões não competitivos. Estes participantes têm hora de partida livre, dentro de uma janela horária divulgada pela organização.
Podem participar individualmente ou em grupo, sem qualquer restrição de género ou idade.
Divisão dos escalões de Elite
Se o número de inscrições ultrapassar os 90 atletas, iremos dividir o escalão de Elite em dois.
Será feita uma divisão específica para o Sprint WRE + Sprint Noturno, utilizando o Ranking Mundial de Sprint da IOF.
E será feita outra divisão para as provas de Floresta, com base no Ranking Mundial de Floresta da IOF.
Os atletas inscritos no escalão de Elite vão receber dois dorsais, um para as provas de Sprint e outro para as provas de Floresta.