Informação do Mapa
- Mapa – Mira Norte
- Cartografia – Rafael Miguel (www.o-solutions.pt), Junho a Dezembro 2025
- Equidistância – 2,5 metros
- Simbologia e Regras – mapa desenhado de acordo com a especificação International Specification for Orienteering Maps 2017-2, da Federação Internacional de Orientação (IOF)
Terreno
- Terreno típico de zona de dunas. Floresta de pinheiro-bravo (Pinus pinaster). A vegetação mais comum na região é a acácia (Acacia), também conhecida por mimosa. De forma geral, este tipo de vegetação é transponível. A presença de silvas (Rubus ulmifolius) é rara neste mapa. Existem algumas zonas com tojo (Ulex jussiaei) e camarinhas (Corema album).
- A vegetação varia bastante ao longo dos 25 km² do mapa Mira Norte. Há áreas mais semiabertas com pinheiros mais pequenos. Noutras zonas encontra-se floresta antiga, com pinheiros de grande porte. Existem também áreas onde a vegetação densa foi cortada há alguns anos — em alguns locais, especialmente nos topos dos montes, as acácias já voltaram a crescer de forma significativa.
Características específicas da cartografia
Existem diversos “tufos de vegetação” claramente distintos. Nesses casos foi utilizado o símbolo 418 — Prominent bush or tree.
Se um tufo não é facilmente identificável, ou se o seu tamanho é superior à área ocupada pelo símbolo 418, então essa vegetação é desenhada à escala, utilizando o tom de verde mais adequado.
Na fotografia seguinte são visíveis dois tufos assinalados com o símbolo 418 (um à esquerda, ao fundo; outro à direita).
O símbolo de “árvore especial” (417 – Prominent large tree) foi utilizado para árvores isoladas (pinheiros) ou para árvores de espécies diferentes. O símbolo 418 – Prominent bush or tree nunca foi utilizado para representar árvores, apenas tufos de vegetação.
O símbolo “objecto especial de vegetação” (419 – Prominent vegetation feature) foi raramente utilizado neste mapa – as árvores caídas ou troncos não estão representados. Este símbolo foi reservado para árvores caídas de grande porte (pouco frequentes) ou para pequenas estruturas construídas em madeira.
Os símbolos especiais relacionados com água (313 – Prominent water feature e 311 – Well, fountain or water tank) não foram utilizados na área de prova.
O símbolo “X preto” (531 – Prominent man-made feature – cross) foi utilizado em duas situações distintas:
- Para pequenas estruturas de cimento com aproximadamente 1 × 1 × 1 metro;
- Em duas zonas do mapa, existe uma linha eléctrica sobreposta a um caminho. O cartógrafo optou por desenhar o caminho e omitir o símbolo da linha eléctrica. Os postes dessas linhas foram assinalados com o símbolo 531.
O símbolo “O preto” (530 – Prominent man-made feature – ring) foi utilizado para representar pequenas cercas circulares com aproximadamente 4 a 6 metros de diâmetro.
De forma geral, as linhas de água (306 – Minor/seasonal water channel e 305 – Small crossable watercourse) não têm água.
Estas são, geralmente, bastante mais fundas do que os fossos (108 – Small erosion gully).









