Avisos
Informa-se que o parqueamento de todas as autocaravanas para os dias 2/3/4 será efetuado na localidade de Oriola, que dista +/- 7 Kms de São Bartolomeu do Outeiro, sendo o transporte de todos os atletas para a Arena e de volta ao parque, assegurado através de autocarro, com os horários a serem definidos posteriormente. Informa-se ainda que para os utilizadores das autocaravanas que aí quiserem pernoitar, estão assegurados os banhos no campo de futebol de Oriola.
Peitorais e SI Card
- É obrigatório o uso do peitoral do POM 2018 que tem impresso; Horas de saída em cada etapa; Nº de SI Card; Escalão; Clube e País.
- Não será permitida a partida de nenhum atleta que não tenha o peitoral devidamente fixado no seu equipamento.
- Cada Team Leader deverá levantar os peitorais no secretariado (dias 8 e 9 no Monte Alentejano – Rossio de S. Bráz em Évora, arena do 1º dia e nas arenas nos restantes dias).
- Em caso de extravio do peitoral o atleta deve proceder à sua substituição adquirindo uma 2ª via no secretariado pelo preço de 2,00€ (dois euros).
- Nos caos em que o atleta, por qualquer motivo, mude de SI Card, é obrigatório validar essa alteração no secretariado sem a qual não será autorizado a partir.
Tempos e partida e tempo máximo de prova
- Não haverá alteração das horas de partida no próprio dia nos escalões de competição.
- Nas classes (escalões) de elite, caso o número de atletas seja superior a 100, haverá divisão para dois percursos – Super elite e Elite. A divisão será feita de acordo com a classificação no Ranking mundial no dia 01 de janeiro de 2018. (ver http://ranking.orienteering.org/Ranking). Os atletas melhor classificados serão movidos para um escalão SuperElite. Ambos realizarão um percurso semelhante.
- Tempo limite para cada percurso; 03H00 (três horas) para distância longa e 02H00 (duas horas) para distância média.
Resultados
- O resultado final do POM 2018, é definido pela soma dos pontos obtidos nas 4 etapas.
- A competição rege-se pelo RC da FPO para a época 2018. Em casos omissos no RC da FPO será aplicado o regulamento da IOF.
- Chasing start – Na última etapa, todos os escalões de Elite (M21E e W21E) partirão em regime de Chasing Start. Os atletas que se encontrem a mais de uma hora da liderança ou que não tenham corrido uma das etapas de floresta partirão em Mass Start, uma hora após a partida do primeiro atleta. O primeiro atleta a terminar a sua prova será o vencedor do respectivo escalão.
Mapas
- Não haverá recolha de mapas no final dos percursos. Apela-se ao Fair-Play de todos os participantes.
Sistema de controlo electrónico
- Sport Ident (SI CARD) será o sistema de controlo electrónico utilizado nesta prova.
- Os chips alugados deverão ser devolvidos no final da prova.
Prémios
WRE – 2ª etapa do POM
- Prémios aos 5 primeiros W/M Elite
POM – Taça de Portugal – somatório dos pontos das 4 etapas
- Prémios para os três (cinco nas elites) melhor classificados em todos os escalões de formação e competição.
- Troféus para os cinco clubes melhor classificados.
- Lembranças para os escalões de formação H/D10 e H/D 12
Sprint – Prémios para os três primeiros de cada escalão
- Prémios para os três melhores classificados em todos os escalões de formação e competição.
PreO
- Prémios para os três primeiros de cada classe.
Arena
Incluirá: Secretariado; Bar; Baby-Sitting; Vendas; Primeiros socorros e chegadas.
- Partidas – sinalizadas a partir da arena
- Chegadas – nas arenas
- Secretariado – A funcionar na arena da competição nos 4 (quatro) dias. No 1º dia Monte Alentejano (Rossio de S. Brás em Évora), nos restantes dias no pavilhão de S. Bartolomeu do Outeiro.
- Banhos – Pavilhão Municipal de Portel.
- Baby- Sitting – No 1º dia funciona na arena de Évora (local das chegadas), nos restantes dias no Pavilhão de S. Bartolomeu do Outeiro.
- Primeiro socorros – A funcionar nas arenas. Caso se verifique a necessidade de cuidados acrescidos, será feita a evacuação para uma unidade de saúde identificada para o efeito.
Solo Duro
- Solo duro no pavilhão Municipal de Portel a partir das 16H00 de sábado, (dia 10 de Fevereiro) até às 16H00 de terça-feira, (dia 13 de Fevereiro). Antes dessa data o solo duro funcionará em Évora (local a designar oportunamente).
- Os atletas deverão trazer saco cama e colchão.
- Faz-se um apelo ao civismo dos atletas para o rigoroso respeito pelo silêncio, regras de vivência neste tipo de espaço e extremos cuidados de higiene.
- É expressamente proibido a utilização de calçado de competição no interior do Pavilhão, incluindo sanitários.
Esquema das arenas
Brevemente