Dia 2: O-Precisão, Sra. dos Verdes

O PreO POM 2014 é uma prova da Taça de Portugal de Orientação de Precisão, integrada no Portugal “O” Meeting 2014, organizado pelo Clube Português de Orientação e Corrida (CPOC) e com o apoio da Câmara Municipal de Gouveia, que se irá realizar no dia 2 de Março, no Parque da Senhora dos Verdes. Está inserida no conjunto de provas de selecção dos atletas portugueses para o ETOC 2014.

Informação geral

Prova individual de orientação de precisão, a disputar nas classes Aberta e Paralímpica.

- Restrições de participação: qualquer filiado numa federação de orientação, sem distinção de sexo, idade ou capacidade / incapacidade, é elegível para a Classe Aberta; apenas os competidores portadores de incapacidade física permanente, que lhes confira uma desvantagem significativa, têm direito a inscrever-se na Classe Paralímpica.

ATENÇÃO: devido ao elevado número de atletas inscritos, foi necessário antecipar o início da prova.
 
PARTIDAS: não haverá lista de partidas – os atletas iniciarão a sua prova por ordem de entrada na Quarentena (obrigatória para todos os atletas participantes).
 
SI-card: é obrigatório o uso do cartão SPORTident; aos atletas que não indicaram um número de SI-card no momento de inscrição, foi-lhes atribuído um automaticamente, que deverá ser levantado no secretariado, em conjunto com o peitoral obrigatório do POM 2014.
 
Programa detalhado da prova:
11h00 - Abertura do Secretariado e da Quarentena
11h55 - Fecho da Quarentena da PreO (para os atletas portugueses participando na qualificação para o ETOC 2014)
12h00 - 1.ª Partida / PreO / Parque da Senhora dos Verdes 
14h30 - Fecho da Quarentena da PreO (restantes atletas)
18h15 - Cerimónia de Entrega de Prémios – PreO

- Data limite das inscrições: 10 de Fevereiro
- Taxa de inscrição: 3,00€ para a classe aberta

Áreas embargadas: a totalidade do Parque da Senhora dos Verdes

Aspectos particulares relacionados com a prova: quarentena obrigatória para os atletas que pretendam participar competitivamente.  

Aspectos particulares relacionados com as instalações: local de fácil acessibilidade, com instalações sanitárias, locais para recarga de cadeiras de rodas elétricas, serviço de bar, restaurante e outros.

Os participantes em cadeira de rodas podem ser auxiliados na deslocação por um acompanhante, que poderá ser disponibilizado pela organização, devendo isso ser solicitando no acto de inscrição, uma vez que há um número bastante limitado de acompanhantes disponíveis.

Informação Técnica

Mapa: Parque Sra. dos Verdes (novo, elaborado especificamente para Trail-O (vertente PreO), realizado segundo as normas ISSOM, em Outubro de 2013, escala 1:4000 e equidistância 5m)

Terreno: Terreno muito rico em elementos naturais, especialmente de relevo e rochoso, mas também de vegetação.















Direcção do Evento (POM 2014): Luís Santos e Ana Porta Nova
Direcção da Prova (PreO): Acácio Porta Nova e Luís Gonçalves
Supervisor: Joaquim Margarido
Traçador de Percursos: Acácio Porta Nova
Cartógrafo: Raquel Costa

Detalhe Técnico: 









- Tempo máximo de prova permitido: 1 hora e 30 minutos.

O percurso desenrola-se, totalmente, em caminhos alcatroados ou empedrados, apresentando bom piso para a deslocação em cadeira de rodas, embora tenha algum desnível; não é permitido sair dos caminhos alcatroados/empedrados, nem atravessar troços, nesses caminhos, que estarão balizados no terreno e assinalados no mapa, sob pena de desclassificação.

É obrigatório manter SILÊNCIO durante toda a prova e os únicos suportes à navegação permitidos são o mapa e a sinalética (fornecidos pela organização) e uma bússola; é interdito o uso de quaisquer outros dispositivos de auxílio, à excepção duma lupa de vidro (incorporada na bússola ou separada desta), dum odómetro e dum relógio. O uso de quaisquer dispositivos de comunicação implica a desclassificação imediata do atleta.

Eventuais reclamações devem ser apresentadas, pelo atleta, no secretariado ou à direcção da prova, no prazo máximo de 30 minutos após o atleta ter terminado a sua prova.

Regulamento



Aplica-se integralmente o Regulamento de Competições 2014 da Federação Portuguesa de Orientação (FPO); casos omissos serão decididos, pela organização, à luz do regulamento “Competition Rules for IOF trail Orienteering Events” (válido a partir de 1 de Janeiro de 2014). Uma vez que estão implementados desafios com alguma dificuldade técnica, aconselha-se, vivamente, a leitura dos seguintes documentos da IOF: “Technical Introduction to Trail Orienteering for Experienced Foot Orienteers” e, especialmente, “Technical Guidelines for Elite Trail Orienteering.
PUB
ORGANIZAÇÃO
PARCEIROS
PARCEIROS MEDIA
APOIOS
DESTAQUES