Não é por acaso que o PORTUGAL “O” MEETING 2016 vai acontecer em Penamacor. As excelentes condições que o nosso território oferece para a realização de um grande evento deste tipo fez com que, já lá vai algum tempo, os responsáveis do Clube de Orientação do Centro tivessem procurado no Município o parceiro ideal para a levar a cabo a realização desta prestigiada prova internacional.
Considerando a magnitude do evento, quer do ponto de vista do número de participantes, quer, sobretudo, da sua qualidade, como Presidente da Câmara não hesitei em embarcar nesta aventura, lado a lado com o COC, porque em Penamacor gostamos de desafios, diria até que necessitamos deles para, superando-os, crescermos não só desportivamente mas também em termos de competências organizativas e de desenvolvimento social e económico.
Penamacor é uma terra de gente hospitaleira, situada no centro interior de Portugal, longe do bulício das grandes cidades, que conserva intactas algumas das tradições ancestrais associadas ao mundo rural. As suas aldeias, notas coloridas na paisagem natural, ora montanhosa, ora espraiada na planura, preservam muito do pitoresco e encanto que o tempo e a história conferem aos lugares. A vila de Penamacor , com mais de oito séculos de existência, é quase tão antiga quanto o próprio reino de Portugal. O seu castelo medieval e as suas igrejas, as suas ruelas e casario estendido pelas encostas parecem saídos de um autêntico postal ilustrado.
É aqui, neste fantástico cenário, que receberemos o maior evento de orientação realizado em Portugal , o POM, para o qual contamos com a presença de todos os amantes da modalidade.
António Luís Beites Soares
Presidente da Câmara Municipal de Penamacor