Etapa 6 – PreO,Quarteira

Mapa: Quarteira

Terreno:  Terreno de dunas com algum detalhe. Maioritariamente área
aberta com arbustos e algumas árvores. Os desafios colocados aos
participantes requerem principalmente a leitura do mapa e interpretação
do terreno.

Cartógrafo: Alexandre Reis

Traçador de percurso: Jorge Baltazar

Informações adicionais:

Esta etapa é um PRE-O SPRINT, será utilizado um sistema de cronometragem. É obrigatório o uso do SPORTident.
• O PreO Sprint está limitado a 150 participantes.
• Os pontos de observação dos controlos estão numerados sequencialmente ao longo do percurso.
• Para definir o percurso a realizar serão colocados cones de sinalização nas zonas assinaladas no mapa como passagem interdita.
• Percurso 100% em área pavimentada.
• A organização não disponibiliza ajudantes para os participantes em cadeira de rodas manual.
• Haverá abastecimento (água) no final do percurso.
• Reclamações
o Local – Secretariado
o Tempo limite

▪ Problemas técnicos – 15 minutos após término do
percurso
▪ Erros de classificação – 15 minutos após fixação dos
resultados provisórios

• Um desafio A resolve-se respondendo “A” (Alpha), se a baliza estiver corretamente posicionada no terreno, no centro do círculo de controlo no mapa) ou “Z” (zero), se a baliza estiver mal posicionada.
• A competição rege-se pela especificações e diretrizes da IOF para competições PreO Sprint de TrailO de elite e pelo regulamento de competições de Trail-O de FPO.
• No Exemplo de mapa:
– As vedações baixas representadas são paliçadas de dunas, que por vezes são um
– pouco mais baixas que a norma.  Em alguns locais, por razões de legibilidade

–  O traço obliquo foi omitido.
– Os objetos especiais “O” são candeeiros de iluminação pública.

1. O perfil
O PreO Sprint combina precisão com decisões rápidas. Testa a capacidade dos atletas de ler e interpretar o mapa em terreno complexo e tomar decisões precisas rapidamente. A distância total do percurso do PreO Sprint deve ser mantida o mais curta possível, sendo que apenas os melhores competidores devem conseguir resolver todos os problemas corretamente dentro do tempo máximo permitido. Um terreno que não ofereça esse desafio não é adequado para o PreO Sprint. Portanto, áreas urbanas e parques que são adequados para competições TempO podem não ser apropriados para o PreO Sprint.
2. O percurso
Os percursos devem ter um mínimo de 20 controlos. Devem existir apenas tarefas A/Z, que podem ser resolvidas em ordem livre. Exatamente uma bandeira deve ser colocada no terreno para cada tarefa, ou na posição no centro do círculo de controlo (resposta A) ou a pelo menos 4 m (8 m para controlos em áreas grandes e longas ou mais de 50 m do ponto de visualização) da localização correta (resposta Z), de acordo com as Diretrizes da IOF para tarefas Zero. O tempo máximo permitido será de 30 minutos ou menos (para a classe Open); é calculado como 1 minuto por cada 30 m mais 1 minuto por controlo. A distância total do percurso (ou seja, desde a partida até à chegada e passando por todos os pontos de decisão) não deve exceder 15 m por controlo. Portanto, um percurso típico de PreO Sprint teria 25 controlos ao longo de um trajeto de 150 m de comprimento. No entanto, se necessário, o percurso pode ser dividido em duas ou três secções, com uma secção de tempo limite entre elas. Mapas separados serão entregues no início de cada secção. A distância total, incluindo as secções com tempo limite, deve ser mantida abaixo de 1 km.
O percurso deve ser em um trilho ou área plana, idealmente com uma superfície dura e lisa, com largura mínima de 2,5 m para permitir a passagem de cadeiras de rodas. As secções de tempo limite devem ser usadas para permitir que os utilizadores de cadeira de rodas naveguem através de secções não planas do percurso e conectem diferentes partes da área com características interessantes, com distância mínima de competição.

A visibilidade da área deve ser boa para limitar a concentração de competidores nos pontos de visualização. Embora as bandeiras de controlo devam ser posicionadas de forma a poderem ser vistas de diferentes posições ao longo do percurso, os pontos de visualização devem ser marcados no terreno em ordem numérica ao longo do caminho, para indicar uma posição de onde o competidor tenha uma visibilidade clara de uma bandeira de controlo específica. Bandeiras adicionais podem ser visíveis a partir destes pontos. Os pontos de visualização devem indicar claramente o número(s) do controlo. Para evitar congestionamentos, cada controlo deve ter o seu próprio ponto de visualização, e a distância mínima entre os pontos de visualização deve ser de 3m.

Para garantir a justiça para competidores com mobilidade limitada, recomenda-se colocar o ponto de visualização de modo que a tarefa possa ser resolvida a partir dessa posição, sem que se ganhe vantagem significativa ao mover-se além do próximo ponto de decisão no percurso.

3. Classificação
Classificação por total de pontos (um ponto para cada controlo resolvido corretamente) menos uma penalização de 1 ponto por cada 1 minuto ou fração utilizado além do tempo máximo permitido. O tempo total utilizado no percurso (menos as secções com tempo limite) será utilizado como critério de desempate.
Um sistema de handicap para ajustar o tempo utilizado com base nas condições do terreno e para utilizadores de cadeira de rodas manuais, que não possam usar o mapa enquanto se movem, melhorará a comparação direta entre todos os competidores. Como orientação, para utilizadores de cadeira de rodas, multiplica-se o tempo total por 0.8, e para outros competidores com elegibilidade para a classe P, multiplica-se o tempo total por 0.9. Se forem usados handicaps, o tempo máximo permitido para os competidores da classe P deve ser ajustado de acordo, para que o tempo máximo após ajuste seja o mesmo para todos os competidores. Por exemplo, se o multiplicador for 0.8 e o tempo máximo para a classe Open for de 28 minutos, o tempo máximo para a classe P deverá ser de 35 minutos. A penalização de 1 ponto por minuto (ou parte de um minuto) além do tempo máximo aplica-se a todas as classes e não é ajustada pelos fatores de handicap utilizados.

Mais informações no: IOF website

Programa
13:00 Abertura do Centro de Evento Pre-O
13:30 Início do Pre-O
17:30 Cerimónia de entrega de prémios Pre-O