Dia 2 – PreO

Mapa: Vila Nova de Santo André – Parque

Terreno: Mapa cartografa zonas urbanas, jardins e parques.
Zona com pouco desnível e percurso maioritariamente por caminhos pedonais e ciclovias, a superfície dos
caminhos é de fácil progressão para as cadeiras de rodas (95% do piso alcatroado ou cimentado).
A área vai propor e proporcionar diferentes desafios de interpretação do relevo, vegetação e elementos
construídos, não sendo, na generalidade, necessário recorrer a alinhamentos para resolução dos
problemas apresentados no percurso.

Cartógrafo: Alexandre Reis

Traçador de percursos: Jorge Baltazar

Escala do mapa: 1:4.000

Equidistância: 2,5m

Estacionamento: Bairro do Liceu, em frente à Escola Secundária Padre António Macedo

Quarentena: Funciona nas instalações do Centro de Formação Alda Guerreiro (38.060743, -8.780823) e
encerra às 14h30

Informação adicional:

– As incrições no PreO estão limitadas às primeiras 120.
– O Parque Central de Vila Nova de Santo André e as áreas adjacentes estão interditas aos participantes na
prova de Pre-O, entre as 9h00 do dia 23 de fevereiro e o início do respetivo percurso, sendo obrigatória
a deslocação para a zona de estacionamento pelos percursos indicados:
– Para quem se desloca do evento Pedestre – 2ª Etapa – Santiago do Cacém e A23/IP8 – Trajeto no Google Maps
– Para quem se desloca de Sines – Trajeto no Google Maps
– Para quem se desloca de Melides/Lagoa Sto. André – Trajeto no Google Maps
– Também, por questões de Fair-Play não é permitido utilizar o mapa já existente para reconhecimentos,
sendo apenas permitida a participação na prova de Sprint do dia 22, em ritmo competitivo. Os atletas
que não cumpram esta regra serão impedidos de participar na prova, na competição (podem realizar o
percurso extra-competição).
– Distância do Estacionamento às Partidas – 70 a 150 mts
– Etapa a contar para a Taça de Portugal de Orientação de Precisão 2020.
– Prova de PreO, disputada nas classes Aberta e Paralímpica
– Secretariado do Evento nas instalações do Centro de Formação Alda Guerreiro (38.060743, -8.780823)
– Checkin, entrega dos Cartões e SI´ das 13H30 às 13H45 (Partidas do PreO)
– Primeira Partida: 14h00
– Partidas de 2 em 2 minutos ( intervalados grupo A e Grupo B)
– Nota: As estradas onde se realiza a prova não estarão cortadas ao trânsito, devendo passar as estradas pelas passadeiras indicadas, não sendo permitido atravessar a área de competição.
– Os atletas devem fazer-se acompanhar do Si Card que será usado para registo do tempo de prova

Regras e Regulamentos:
– A prova rege-se pelas regras definidas pelas regras de Competição da IOF para Trail-O 2020 e nas do Regulamento de Competições da FPO 2020.
– Nota: Nos Pontos Cronometrados, é obrigatório dar as respostas segundo o Alfabeto Fonético Internacional (Alpha, Bravo, Charlie, Delta, Echo, Foxtrot)
– O prazo para a apresentação de reclamações é de 15 minutos após a publicação dos resultados.
Acompanhantes:
– Todos os atletas Paralímpicos poder-se-ão fazer acompanhar por um elemento na ajuda à progressão, cumprindo as regras de fair play, não comunicando com o atleta.

Informação Técnica Percurso:
– Percurso Formal de nível Elite, ou seja, em todos os controlos, há possibilidade de resposta Zero
– A prova foi pensada para ser maioritariamente resolvida através do recurso a uma boa leitura de mapa, interpretação do terreno e à correta identificação dos elementos.
– A distância de tolerância para uma baliza ser considerada uma resposta Zero é de 3 metros. Isso significa que o atleta só deve responder Zero se a baliza no terreno estiver a mais de 3 metros do local que julga ser o correto.

Informações técnicas finais

Classe/ClassDist. (m)Desnívcel / Climb (m)ControlsTempo / Time (min)Pto. Crono / Timed Control
OPEN158015201051 (3 desafios / challenges
PARA158015201101 (3 desafios / challenges

Informação Ponto Cronometrado:
– 1 Estação com Pontos Cronometrados com 6 balizas no terreno e 3 desafios, realizados antes do Percurso Formal sem respostas Zero.
– Tempo permitido no ponto cronometrado – 1 minuto e 30 segundos
– Devido ao elevado número de inscritos existirão duas estações cronometradas (A e B), que têm localização idêntica e usam os mesmas balizas.

Informação adicional sobre o PreO nesta notícia.

Excertos do mapa