INFORMAÇÃO ADICIONAL SOBRE A PROVA DE PRE-O DO POM 2020

Será utilizado o sistema eletrónico de marcação com SI Card no PreO do POM 2020.

Leia atentamente as regras seguintes.

Aplicam-se as seguintes regras:
– Cada ponto de controlo terá um grupo de boxes próximas do ponto de decisão e normalmente no lado oposto do caminho.
– Há uma box para cada resposta possível em cada ponto de controlo e adicionalmente a box de resposta Zero ( ex. pontos A-C têm 4 boxes (A,B,C e Z) ; pontos cluster A têm 2 boxes (A e Z))
– Todas as boxes são identificadas pela letra da resposta e cada grupo está colocado num suporte redondo (carrocel), identificado pelo número do ponto de controlo.
– Nos pontos de decisão utilizados para observar as balizas de mais que um ponto de controlo, haverá um “carrocel” de boxes diferente para a marcação de cada ponto (ex. balizas A-C dos pontos 10 e 11 no terreno são observadas do mesmo local; há dois “carroceis” identificados no terreno com os números 10 e 11 e cada um tem um conjunto de 4 boxes A,B,C e Z diferente).
– Nos clusters A, também há um grupo de boxes A e Z por cada ponto de controlo.
– Apenas é possível marcar uma resposta por ponto. Não é possível mudar a resposta picando noutra box. Se mais do que uma box for picada num ponto, consideram-se múltiplas respostas e todas são anuladas.
– Os pontos de controlo podem ser respondidos pela ordem que quiserem.
– Há um alicate em cada ponto de controlo apenas para marcação de backup. A picagem manual só é possível se uma box não funcionar.
– Está impresso no mapa de competição uma quadrícula de controlo com três linhas de backup. Cada linha pode ser usada como backup de qualquer ponto.
– As regras de marcação manuais são aplicadas nas picagens de backup (apenas uma picagem por linha).
– Se usado, no final do percurso, o atleta deverá informar qual ou quais os pontos de controlo que marcou no mapa.
– Se um ponto for marcado no SI e no mapa, apenas se considera a marcação no SI e a marcação manual ignorada.
– É obrigatório fazer CLEAR ao SI antes da partida. É obrigatório ter o START e FINISH marcado no download do SI para ser classificado.

Devido ao grande número de inscritos na classe Open e à decisão de não limitar ninguém de participar na prova, a organização vai implementar algumas medidas:

– Todos os inscritos no PreO vão ter horas de partida cedo no Dia 2 do POM, na prova Pedestre, tempo para descanso, para alimentação e que cheguem a horas à competição de PreO.
– Vão ser criadas duas mangas na classe Open, uma para atletas Ibéricos e Brasileiros, outra para participantes de outros países, com partidas de 2 em 2 minutos em cada manga.
– Antes do percurso clássico existe uma estação dupla cronometrada, com 2 tendas montadas lado a lado, com interferência visual e acústica minimizada. As cadeiras estarão separadas apenas por alguns metros uma da outra.
– O ângulo de visão entre estações é semelhante, por forma a usar os mesmos mapas e ordem de desafios.
– A pequena diferença de posição dos elementos e balizas avistadas de cada estação não será um problema, devido à proximidade dos locais de avistamento, do formato redondo dos mapas dos cronometrados e da natureza dos cronometrados de PReO (não há resposta zero).
– Os procedimentos serão falados em Inglês em ambas as estações.
– As listas de partida para a classe Aberta são publicadas por Manga/Estação.
– A Manga A (atletas Portugueses, Espanhóis e Brasileiros) resolve os cronometrados na cadeira/tenda da DIREITA (a mais próxima).
– A Manga B (atletas de outros paísies e a classe Para) resolve os cronometrados na cadeira/tenda da ESQUERDA (a mais afastada).
– Os resultados da classe Open são publicados independentemente da estação cronometrada utilizada, sendo obrigatório respeitar a tenda designada para cada Manga.