Dia 2 – Invacare PreO – Abelheira

Print Friendly, PDF & Email

Declaração do Supervisor Nacional sobre o Invacare Preo do POM 2016

O número de incritos na classe Aberta do Invacare PreO aumentou para além das melhores expetativas da equipa organizativa, sendo a principal razão o grande interesse dos atletas.

Por essa razão, há um compromisso da equipa do POM 2016 no sentido de permitir que todos participem, sem frustar expetativas, não limitando o número máximo de inscrições.

Há uma grande preocupação em assegurar que há margem suficiente para que todos os atletas que participam na etapa Média tenham algum tempo para descanso, para alimentação e que cheguem em segurança à competição de PreO.

Antes desta declaração, a janela de tempo estimada como necessária para que todos os atletas realizassem em fila única a estação cronometrada não garantia que houvesse condições de luz idênticas para a realização do percurso formal.

Por forma a ultrapassar esta situação e prevenir alguma injustiça no que respeita à Taça de Portugal de Orientação de Precisão e aos eventos que contam para a seleção dos atletas que irão participar no ETOC2016/WTOC2016, o Supervisor Nacional decidiu o seguinte:

– O planeamento final da prova não será alterado ou cortado, procedendo-se à realização dos 3 desafios na estação cronometrada e de 24 pontos no percurso formal.

– Uma estação dupla será montada lado a lado, com interferência visual e acústica minimizada. As cadeiras estarão separadas apenas por alguns metros uma da outra.

– O ângulo de visão entre estações é semelhante, por forma a usar o mesmo mapa e ordem de desafios.

– A pequena diferença de posição dos elementos e balizas avistadas de cada estação não será um problema, devido à proximidade dos locais de avistamento, do formato redondo dos mapas dos cronometrados e da natureza dos cronometrados de PReO (não há resposta zero).

– Por razões operacionais, os procedimentos serão maioritariamente em Português numa estação e em Inglês na outra.

– As listas de partida para a classe Aberta será publicada por Estação.

O Supervisor Nacional pede para ser informado com antecedência (antes do evento) se algum atleta está em desacordo com esta excepção à regra, tendo em conta que os resultados da classe Aberta serão apurados independentemente da estação usada por cada um.

Não serão aceites reclamações à solução adotada de dividir a estação cronometrada.

Nuno Pires, em 26 de janeiro de 2016

 

Especificações:

Inf Tecnicas PreO PT-Final

Mapa: Abelheira (2015)

Cartógrafo: Rui Antunes

Traçadores de percursos: Inês Domingues & Edgar Domingues

Escala do mapa: 1:5 000

Equidistância: 5m

Supervisor: Nuno Pires

Excertos do mapas:

PreOExcertoMapaIII
PreOExcertoMapaI

Fotos:

KONICA MINOLTA DIGITAL CAMERA KONICA MINOLTA DIGITAL CAMERA
KONICA MINOLTA DIGITAL CAMERA

Terreno:

Terreno muito rico em elementos naturais, especialmente rochas.

O percurso desenrola-se, totalmente, em caminhos alcatroados, apresentando bom piso para a deslocação em cadeira de rodas, embora tenha algum desnível. Não é permitido sair dos caminhos alcatroados, sob pena de desclassificação.

É da responsabilidade do atleta paralímpico fazer-se acompanhar por um ajudante, caso necessite deste, pois a organização não terá voluntários para acompanhar os atletas.

O limiar mínimo para as pedras estarem individualmente mapeadas é pelo menos 2 metros de altura. Cabe ao atleta perceber quais pedras são as relevantes.

É obrigatório manter SILÊNCIO durante toda a prova e os únicos suportes à navegação permitidos são o mapa e a sinalética (fornecidos pela organização) e uma bússola; é interdito o uso de quaisquer outros dispositivos de auxílio, à exceção duma lupa de vidro (incorporada na bússola ou separada desta), dum odómetro e dum relógio. O uso de quaisquer dispositivos de comunicação implica a desclassificação imediata do atleta.

Eventuais reclamações devem ser apresentadas, pelo atleta, no secretariado ou à direção da prova, no prazo máximo de 15 minutos após serem divulgadas as soluções.

Regulamento:

Aplica-se integralmente o Regulamento de Competições 2015 da Federação Portuguesa de Orientação (FPO); casos omissos serão decididos, pela organização, à luz do regulamento